segunda-feira, 24 de setembro de 2007

As "tias"


A "tia" Fernanda Soares, dando os últimos retoques na arrumação da "Sala Branca de Neve".
É uma mulher de sete ofícios pois faz de tudo um pouco para que a nossa escola esteja bonita: pinta paredes, faz cortinados, cuida das flores...

Desde há muitos anos, na nossa escola, às Auxiliares da Acção Educativa chamamos tias. O hábito tem perdurado e todos fazemos questão de que assim aconteça, pois as nossas "tias" merecem todo o nosso carinho e respeito. Na foto, vemos a "tia" Fernanda Roque a colaborar na decoração da nossa sala. Fez um bom trabalho, não fez? Ah! E é ela quem acompanha todos os dias os meninos ao refeitório...


segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Na biblioteca

Na sala fomos nós a brincar com as letras. E já aprendemos a conhecer e a desenhar a letra i!

Hoje estivemos na biblioteca. Conhecemos lá a professora Anabela que nos contou uma história muito engraçada que se chamava "Matilde brinca com as letras". Gostámos muito e a nossa professora disse que nos portámos muito bem. Obrigada, professora Anabela, queremos voltar à biblioteca!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O primeiro dia de aulas

Na foto: o nosso «arquitecto», a ser recebido pelo respectivo "padrinho". Sim, porque assim que entrou na sala, o Sebastião disse ser arquitecto. Vá-se lá saber porquê!!!



A história vai começar ... o local da acção (a escola) e o narrador (a professora) já eram conhecidos. Faltavam as personagens principais: vinte e quatro "passaritos" que começaram hoje a sua "vida de gente grande".
Foi dia de acordar cedo, de preparar as mochilas (alguns quase cabem dentro delas) e de perguntar às mães, vezes sem conta, se já eram horas.
E a hora chegou... por entre alvoroço, curiosidade e algum nervosismo, lá foram apresentados aos "padrinhos", pouco maiores do que eles, mas que se comprometeram a ajudar os novos colegas. E eu acredito que eles levem a sério essa missão!


quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Início

Cá estamos, no início de mais um ano lectivo. É tempo de fazer projectos, de (re)inventar estratégias e motivações, de aceitar novos desafios... E este é um desafio que lancei a mim mesma (com a ajuda do Manuel, uma vez que sem o seu apoio não me teria metido nesta aventura): criar um blog onde iremos (eu, os meus alunos e, quem sabe, os pais) escrever a história da turma, o que de mais significativo for surgindo ao longo do seu percurso; desde o primeiro dia de aulas na próxima sexta-feira até...
Era uma vez...