quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A aventura com os Lusitanos

Esta história passa-se em 200 a.C..
Vamos viajar no tempo até 200 a. C. para vermos as aventuras de um jovem valente chamado Duarte. Duarte era um lusitano muito valente pois ajudou muito os Lusitanos contra os Romanos. Ele lutou e assim ganhou.
Os Lusitanos estavam calmamente a pastar as suas ovelhas quando, de repente, ouviram homens a marchar. Foram ver e viram romanos a vir para o seu território. Foram fazer uma visita a Viriato e disseram:
- Temos que fazer alguma coisa, chefe!
- Vamos fazer uma emboscada - disse Duarte. Eu, o Latacha e o Olipis vamos para a gruta da luz enquanto que tu, Viriato, e as tuas tropas, vais pelo tecto da gruta enquanto nós atraímos os romanos. Quando estiverem todos lá tu e as tuas tropas saltam pelo buraco e matam-nos.
- E vocês, o que fazem?
- Nós depois voltamos para aqui e atacamos os romanos se eles nos atacarem, certo?
- Certo.
Correu tudo como planeado e os romanos atacaram a base lusitana.
Duarte, Latacha e Olipis estavam preparados mas os romanos mandaram flechas para prevenir. Aí morreram Latacha e Olipis. Duarte fez uma coisa muito importante: atraiu um romano para um sítio na aldeia e matou-o; vestiu a sua armadura e foi para o exército. Quando tudo estava sob controlo dos romanos, Duarte atacou o chefe dos romanos, matando-o. Nesse preciso momento, as tropas de Viriato tinham chegado e atacaram.
Duarte ganhou grande fama e passou a ser o guarda de Viriato, agora chefe.
Duarte Cerdeira

Sem comentários: