terça-feira, 27 de novembro de 2007

Ainda a Língua Portuguesa....


A Bárbara é também um exemplo de uma criança curiosa, interessada e trabalhadora.

Hoje, ela esmerou-se e apresentou este trabalho, que nos deixou a todos muito orgulhosos! A par da leitura e do completar as diversas frases com lacunas, a Bárbara também se revelou muito perspicaz no tipo de ilustração que fez do texto apresentado. Parabéns, Bárbara!
A Bárbara também quer deixar uma mensagem à mãe:
"- Mãe, gosto muito da escola e gosto muito dos trabalhos, dos meus colegas, dos estagiários e da professora."

Continuando a trabalhar a Língua Portuguesa....

Hoje, na aula de Língua Portuguesa, continuámos a trabalhar a letra que aprendemos ontem: o "C, c".

O grande propósito dos exercicíos apresentados residiu no fazer-se uma revisão de conteúdos anteriormente trabalhados,e ao mesmo tempo, ir introduzindo alguma complexidade; pelo que os "nossos" alunos tiveram de estar com muita atenção, aquando da realização dos mesmos.

Alguns alunos realizaram as diversas tarefas com facilidade, ao mesmo tempo que se mostraram empenhados, no que respeita ao rigor da letra. O Guilherme Mendes foi um desses alunos, tal como se pode constatar nas imagens apresentadas.
O Guilherme ficou feliz pelo facto de o seu trabalho ir ser apresentado no blogue. Por isso, ele quis deixar uma breve mensagem aos pais:

"- Pais, estou feliz. Tenho-me esforçado para aprender e para fazer uma letra bonita. Espero que também fiquem felizes comigo!"

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Aprendendo e trabalhando a letra "c, C"

Hoje iniciámos mais uma semana de aulas com a história da "Branca de Neve", da qual fizemos a exploração oral.

Em seguida, aprendemos a letra "c, C", partindo da palavra "cama"; a cama dos sete anões. Logo depois, fomos praticar a nova letra, no quadro e através de uma ficha de trabalho. Grande parte da turma portou-se bem.

Em cima, fica um exemplo do trabalho da Maria Beatriz, que realizou a tarefa rapidamente e fez uma letra bem bonita. Parabéns Maria!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Para vocês "anõezinhos"

Queridos "anõezinhos", a estagiária Cátia, deseja-vos um fim de semana cheio de coisas boas, muito amor, muito carinho e muita animação. Até segunda-feira. Beijos muito doces para vocês.

A Resolução de Problemas...

Como já vem sendo hábito, os nossos alunos vão-nos surpreendendo, dia a dia, com o seu trabalho e os seus progressos... A área da Matemática constituíu um bom exemplo.

No decorrer da minha última intervenção, trabalhei com a turma uma série de problemas, com vista à exploração de situações que conduzissem à descoberta da subtracção. Em continuidade, muito mais que mecanizar, interessava-me perceber o tal raciocínio dos alunos e as estratégias por eles utilizadas. Os resultados foram óptimos!! Desde logo, o facto de ter tido em conta situações reais, ou muito próximas dessas, aquando da formulação dos problemas, pareceu claramente motivar a turma. Especificamente, recorri a situações problemáticas que incluíam o nome de alguns alunos, bem como os acontecimentos que haviam decorrido dias antes: "A Feira do Cavalo" e o S. Martinho. A título exemplificativo, apresento um problema e o raciocínio de um dos alunos, o António.

Problema: Vamos voltar à tradicional "Feira do Cavalo": "O António, o Sebastião, o Pedro, o Duarte, a Francisca e a Bárbara foram andar de cavalo no fim-de-semana."

Para o mesmo problema, foram colocadas diversas questões, de complexidade crescente. Uma delas foi: "O passeio foi tão agradável que os amigos quiseram repeti-lo, mas desta vez, a pares, dois a dois. Achas que o número de cavalos necessários foi o mesmo? Quantos cavalos terão sido precisos?"

Ao que o António respondeu: "Então, eu, o Sebastião, o Pedro, o Duarte, a Francisca e a Bárbara, fomos andar a cavalo a pares, ou seja, dois a dois. Assim, eu posso ir com o Sebastião, o Pedro com o Duarte e a Francisca com a Bárbara e já não são precisos 6, mas sim 3 cavalos." Depois, o António apresentou o seu raciocínio à turma.

Rapidamente, percebemos que o António se identificou de imediato com o problema quando referiu "eu", ao invés de "António" e com a situação: o andar a cavalo; também essa real. Analogamente, o aluno fez um raciocínio muito bom e consegiu representar o mesmo no papel e no quadro negro, utilizando óptimos esquemas e a operação correspondente; a imagem apresentada mostra isso mesmo. Parabéns António!

Saudações para todos e, em especial para os "anõezinhos", da estagiária Sónia Parreira. Termino com uma mensagem que parece poder revelar o sentimento por parte de muitos que, como nós, têm a oportunidade de trabalhar com crianças..."Criança, sinónimo de vida; água que molha o coração de quem nunca chorou" (Rosa Candida)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ordeno palavras correctamente...

Hoje, na aula de Língua Portuguesa continuámos a trabalhar a leitura e a escrita de palavras e de frases.

Num dos exercícios, fomos um pouco mais além e fizemos uma proposta ainda mais difícil: ordenarmos palavras e com elas construirmos frases! Novamente, a maioria dos nossos alunos portou-se muito bem!

A Laura foi um exemplo de bom desempenho, tal como mostra a imagem!

Parabéns turma, continuem!

Expressão Plástica: chegou o tempo frio... Vamos mudar de roupa


Na semana passada, na aula de Expressão Plástica, realizámos uma actividade relacionada com o vestuário e com as estações do ano.

Nesse contexto, os alunos puderam desenvolver a motricidade fina ao recortarem, pintarem e colarem. Ao mesmo tempo, e a par da actividade, os nossos "pequenos" tiveram de apelar ao seu raciocínio, seleccionando o tipo de roupa adequado à presente estação do ano, de entre um conjunto de diversas roupas.

No final, a actividade ficou muito engraçada! Além de motivados, os nossos alunos mostraram-se muito perspicazes. Nomeadamente, tiveram o cuidado de aplicar no seu boneco um cabelo condizente com a cor do seu próprio cabelo.

Dado o bom resultado, o trabalho foi exposto na sala. Em cima, podemos ver algumas imagens alusivas ao mesmo!

Trabalhando com o Geoplano.....


Nos últimos dias trabalhámos com um novo material manipulável nas nossas aulas de Matemática, o geoplano!
A turma gostou imenso!!! Em grupos de dois, começámos por explorar livremente o geoplano, utilizando elásticos de várias cores, com os quais os alunos construíram figuras livres. Depois, passámos a uma fase de trabalho mais sério, onde os "nossos meninos" tiveram de representar no papel as diversas figuras que iam construindo no geoplano, bem como representar no geoplano outras figuras que iam sendo solicitadas.
As imagens apresentadas parecem mostrar o interesse e empenho dos alunos.

Reconhecendo a semana e o mês como unidades de tempo...

Nas últimas aulas de Estudo do Meio, aprendemos os dias da semana e os meses do ano e a reconhecer os mesmos como unidades de tempo.

A aula correu bem! A Cátia mostrou um cartaz, como podem ver na imagem apresentada, e com esse foi mais fácil percebermos e aprendermos a conhecer os dias da semana e os meses do ano. Através desse mesmo cartaz, conversámos bastante, identificámos datas importantes, como o Carnaval e o Natal e ainda descobrimos em que meses os alunos, a professora Teresa e os estagiários fazem anos.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Cátia está quase a fazer anos!

Aproxima-se o aniversário da professora estagiária Cátia Feijão. Para ela, um grande beijinho dos meninos da "Sala Branca de Neve".

Continuando o desenvolvimento da escrita e da leitura...

A generalidade dos nossos alunos continuam a dar grandes passos na aprendizagem e, especificamente, ao nível da Língua Portuguesa. Hoje, trabalhámos exercicíos onde os nossos meninos tiveram de responder a breves questões, utilizando os termos: "sim" e "não", justificando em seguida as respostas em causa.

Foi óptimo ver o seu empenho e, em muitos casos, a facilidade com que os alunos resolveram os exercicíos propostos.

Hoje, o Sebastião e o Tomás foram bons exemplos disso mesmo! Sabendo que o seu trabalho ia ser apresentado no blogue, os nossos alunos pediram para mandar uma mensagem aos seus pais:

- Sebastião: "Pais, estou a esforçar-me e a portar-me bem! Espero que fiquem felizes comigo!" Nós, concordamos com o Sebastião!! Parabéns, Sebastião! Estás muito bem! Continua!

- Tomás: "Pais, hoje esforçei-me muito e o meu trabalho ficou bem feito! Espero que fiquem felizes!" Nós também concordamos contigo, Tomás! Continua a trabalhar!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Aos "anõezinhos" e aos pais.....

Olá anõezinhos, bom dia!!! Quero desejar-vos um óptimo dia de aulas para o último dia de aulas, nesta semana.....Em meu nome, a estagiária Sónia, e também em nome do restante grupo que me segredaram ao ouvido e me disseram: "Sónia, deseja-lhes um óptimo dia, também da nossa parte!
Um beijinho de todos nós!!! Aos pais: pais, termino com um pensamento que em muito se adequa aos vossos "filhotes" que nos dão alento para continuar o nosso trabalho. Na generalidade, eles são, de facto, fantásticos!! Apesar das suas traquinices e rebeldia, enchem-nos de alegria e fazem-nos esquecer das coisas menos boas... Ao mesmo tempo que são o assunto de muitas das nossas conversas, cá em casa. Pela sua inocência; pela sua amizade; pelo seu carinho,... sinto que vale a pena toda esta experiência!! Parabéns!

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser".
Gilberto dos Reis

Até breve!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Estamos a crescer......

Olá a todos, uma vez mais!!! Hoje, na aula do Estudo do Meio, iniciámos uma nova temática: "O passado próximo", onde se pretendia que os alunos compreendessem a mesma, mediante o exemplo das fases do seu crescimento. Os meninos da "Sala Branca de Neve" portaram-se à altura!!! Através de imagens, os nossos anõezinhos conseguiram, de facto, perceber o grande objectivo da aula, assim como, retratarem-se na temática em causa! Em continuidade, e com a ajuda da generalidade da turma, foi construído um cartaz representativo dessa mesma temática. Posteriormente e mediante uma breve ficha de trabalho, os alunos foram convidados a fazer uma ilustração do seu próprio processo de evolução e crescimento! O resultado foi óptimo!! Vejam o exemplo do trabalho da Tatiana.

Um beijinho para todos, da professora estagiária Sónia Parreira e dos nossos meninos que, apesar de regilas, têm-se revelado participativos e ágeis no que respeita ao desenvolvimento de competências diversas, tais como a sua capacidade de raciocínio e de fazer analogias com outras temáticas e saberes!!!

As nossas frases.....

"Papás", hoje, na aula de Língua Portuguesa, aprendemos uma nova letra; a letra "l,L" e com essa construímos as nossas próprias frases. O grupo de estágio e a professora Teresa ficaram muito felizes com o resultado! Esperamos que vós, papás, fiquem igualmente felizes connosco!
Eis, aqui, alguns exemplos do nosso trabalho:

- Ó Lolita, é o leão! (Bárbara )
- Pai, é o leão? (Guilherme Fialho)
É o Léo e a Lolita. (João Feijão)
A Lolita papou a lula. (Andreia)
É a Lolita e o leão. (Maria Beatriz)
É a Lolita e o Léo. (André)
É o leão e o Léo. (Sebastião)
- Ó Lolita, é o Léo? (Duarte )
- Ó Léo, é o leão? (José Pedro)
O pai, dá a papa ao Pepe. (Maria Francisca)
- Pai, dá a papa ao patito. (Guilherme Cardoso)
- É a luta, Léo! (Carlota )
O Léo papa a lula. (Pedro)
É a lula e o Léo. (António)
É o Léo e a Lolita. (Beatriz Santos)
É o leão do Léo. (Laura)
É o Tó e a lula. (David)
A Lolita dá o dado à Tita. (Cátia)
- É a Lolita, Léo? ( João Mendes)
A Lolita dá o pião ao leão. (Ana Luísa)

domingo, 11 de novembro de 2007

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Divirtam-se!!


A nossa ida à Feira do Cavalo e o passeio de "charrete" .....






Olá "anõezinhos", pais e amigos visitantes do nosso espaço! Daqui, a professora estagiária Sónia, uma vez mais....

Estava eu a deliciar-me ao ver algumas fotos que tirei durante o nosso passeio e a recordar os momentos vividos ontem convosco, "anõezinhos",....
Em consequência, achei que deveria escrever algo para vós, relativamente a esses mesmos momentos! Eis, então, uma pequena surpresa para todos: diversas imagens elucidativas da nossa visita à Feira do Cavalo e claro: do nosso percurso de "charrete"... ontem, 5ªfeira!!!!

Ao que parece, o passeio valeu a pena!!! O dia estava bonito (o tal: "Verão de S. Martinho") e vocês, "anõezinhos", portaram-se à altura do acontecimento!!!
Durante o passeio de "charrete", fomos divididos em dois grupos e os "nossos pequenos" pareciam gente crescida, pela forma como encararam o momento, ao mesmo tempo que evidenciavam o entusiasmo típico da idade!! (Bem, mas pelo que se constou, não foram só os nossos pequenos a ter tal comportamento!! Também, a professora Teresa e o grupo de estagiários revelou alguma euforia!!)

Deixem-me ainda dizer-vos... que também tivemos direito a comer algumas castanhas (como diz a canção: "...assadinhas com sal! Quentinhas, quentinhas, que não nos façam mal....")!!!

Resta agora um agradecimento à Câmara Municipal pela oportunidade; ainda mais que se tratou de um acontecimento capaz de integrar os alunos na cultura da sua região!!!

Em meu nome e (decerto) em nome de todo o grupo: a todos, um óptimo S. Martinho!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Brincando com as Formas Geométricas


Aprender Matemática não é somente fazer contas, aprender a tabuada... a brincar também se descobrem conceitos matemáticos e se desenvolvem muitas competências. Os materiais manipuláveis são uma boa ferramenta para a concretização de um verdadeiro ensino e aprendizagem.
Hoje, os Blocos Lógicos foram o instrumento utilizado para a interiorização de novos conceitos. Com as diversas formas geométricas os alunos deram asas à sua imaginação e criaram imagens bem engraçadas. A Walt Disney foi uma motivação para a grande parte deles.
Eis um exemplo!

Relembrando a Lenda de S. Martinho...


Queridos pais, hoje estivemos a aprender a Lenda de S.Martinho. Ao ouvirmos a lenda percebemos o quanto é importante o partilhar e ser amigo.
Depois pintámos estas imagens. E até legendámos a história com as palavras que já aprendemos! O resultado está à vista!
Fiquem bem e um bom S.Martinho.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

A brincar aprendemos Matemática !!!


Hoje, na aula de Matemática, aprendemos o que são padrões e regularidades. Completámos grelhas e ainda construímos os colares da Maria Castanha.

Já sei escrever !!!!!!


Papás!!! Como sabem, tenho-me esforçado muito na escola e hoje apercebi-me de que já sei ler e escrever. Sei que me têm ajudado e por isso continuo a contar com a vossa ajuda.
Bejinhos a todos. Eu, o João Feijão.

Já sei escrever !!!!!!


Queridos pais! Tenho uma novidade... já sei escrever!!! Hoje descobri que sei inventar frases, escrevê-las e lê-las. No entanto, não é fácil, por isso conto com a vossa ajuda.
Beijinhos a todos.
Guilherme Cardoso


Já sei ler !!!!!


Olá a todos! Eu sou o José. Estou muito contente, pois já sei ler.

Beijinhos a todos os meus colegas.

Já sei ler !!!!!!


Estou muito contente porque já sei ler. Agora já leio algumas frases e qualquer dia já posso ler as minhas histórias!!

Beijinhos a todos os colegas. Da aluna, Ana Luísa.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

S. Martinho












A Lenda de S. Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

Tempo de feira...


Olá meninos!

Como sabem estamos no decorrer de mais uma Feira do Cavalo, a famosa Feira de S. Martinho.
Esta nossa festa, realiza-se todos os anos, no mês de Novembro. A feira traz consigo muita animação, muitas farturas, muitas castanhas... e, claro, muitos cavalos. Durante os dias de feira decorrem muitas actividades de hipismo, como o horse- ball, os concursos de atrelagem, os saltos de obstáculos...
Nem todos os meninos têm a oportunidade de ver cavalos... muito menos de os montar... Será que o S. Martinho irá trazer alguma surpresa?? Vamos esperar para ver ...

domingo, 4 de novembro de 2007

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Resposta ao comentário de um visitante do "nosso" espaço

Olá Francisco. Somente li agora o seu comentário e aproveito para fazer minhas as palavras da professora Teresa Cruz; ela que foi a grande impulsionadora deste espaço do qual também eu me orgulho, por poder fazer parte. A par de agradecida pelas suas palavras, quero felicitá-lo pelo tipo de discurso utilizado e pelo conhecimento que possui relativamente ao "universo escolar"...
Eu, que ainda estou numa fase muito "incipiente", penso ter compreendido a sua mensagem... E, embora não tenha a sua vivência, tenho já a noção de que os professores não são os grandes responsáveis por grande parte dos problemas, especificamente no que diz respeito ao insucesso e indisciplina; ainda mais que a escola é apenas um microcontexto do universo, da vida, dos alunos. Porém, considero que a classe docente (e, logo, também nós) tem um papel crucial no sucesso e percurso dos alunos. De facto, cabe-lhes (e cabe-nos) o dever de educar, quer em termos de conhecimentos, como também de valores....; tarefa que lhes requer um espírito aberto. Nomeadamente, parece ser fundamental que os professores procurem actualizar-se e atendam às especificidades da turma, procurando conhecer os diversos alunos, também por forma a recorrer a estratégias pedagógicas que possam estar de acordo com as motivações e vivências desses mesmos alunos e dessas chegar aos conteúdos programáticos em causa, bem como ao desenvolvimento de competências por parte dos alunos; eles que serão o futuro, no amanhã.
As suas palavras servem-me de alento quando também refere que sem nós, professores, não pode haver definitivamente um ensino habilitado qualificado.
Cumprimentos e até sempre, a estagiária Sónia Parreira.

Desejo de um óptimo fim-de-semana



Olá a todos. A professora estagiária Sónia deseja-vos um óptimo fim de semana (mensagem que se estende também à professora Teresa Cruz, colegas estagiários pais e/ou visitantes do "nosso" espaço).


Divirtam-se muito para que na próxima 2ªf cheguem à escola cheinhos de força e entusiasmo.
Um beijinho com muito carinho e já com saudade, Sónia Parreira.


"Ser criança é ter essa sensibilidade de entre uma brincadeira e a beleza....e ver tudo como tudo deveria ser: numa verdade absoluta, num mundo perfeito de todas as crianças que nós, adultos, deveríamos ser."

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Comentário a... um comentário

Como certamente todos entendem, ficamos sempre muito agradados quando lemos os comentários que os pais vão deixando e é para nós um grande incentivo saber da receptividade que esta iniciativa tem tido.
Há, no entanto, um comentário que eu não poderia deixar de agradecer publicamente. Porque se trata de uma pessoa que não tem filhos na nossa escola e porque lendo o que escreveu facilmente concluímos que foi (é) um pai atento e com espírito crítico e construtivo.
Ao Francisco, que eu não tenho o prazer de conhecer, e que deixou um comentário à reflexão pulicada pela Sónia em 29 de Outubro, muito obrigada pelas palavras simpáticas que nos dirigiu.
Este trabalho não teria o êxito que tem tido se não tivesse a cumplicidade dos pais, a participação dos alunos, a dinâmica das estagiárias e visitas como a do Francisco. Pela minha parte, limitei-me a "dar o pontapé de saída". Obrigada, mais uma vez!
Teresa