sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Resposta ao comentário de um visitante do "nosso" espaço

Olá Francisco. Somente li agora o seu comentário e aproveito para fazer minhas as palavras da professora Teresa Cruz; ela que foi a grande impulsionadora deste espaço do qual também eu me orgulho, por poder fazer parte. A par de agradecida pelas suas palavras, quero felicitá-lo pelo tipo de discurso utilizado e pelo conhecimento que possui relativamente ao "universo escolar"...
Eu, que ainda estou numa fase muito "incipiente", penso ter compreendido a sua mensagem... E, embora não tenha a sua vivência, tenho já a noção de que os professores não são os grandes responsáveis por grande parte dos problemas, especificamente no que diz respeito ao insucesso e indisciplina; ainda mais que a escola é apenas um microcontexto do universo, da vida, dos alunos. Porém, considero que a classe docente (e, logo, também nós) tem um papel crucial no sucesso e percurso dos alunos. De facto, cabe-lhes (e cabe-nos) o dever de educar, quer em termos de conhecimentos, como também de valores....; tarefa que lhes requer um espírito aberto. Nomeadamente, parece ser fundamental que os professores procurem actualizar-se e atendam às especificidades da turma, procurando conhecer os diversos alunos, também por forma a recorrer a estratégias pedagógicas que possam estar de acordo com as motivações e vivências desses mesmos alunos e dessas chegar aos conteúdos programáticos em causa, bem como ao desenvolvimento de competências por parte dos alunos; eles que serão o futuro, no amanhã.
As suas palavras servem-me de alento quando também refere que sem nós, professores, não pode haver definitivamente um ensino habilitado qualificado.
Cumprimentos e até sempre, a estagiária Sónia Parreira.

1 comentário:

MGomes disse...

Olá Professoras!
Sendo a Escola o caminho mais importante de entre muitos que balizam as vidas de todos nós, é sempre muito confortável sabermos quem lecciona os ensinamentos e incute os valores! Ao ler este comentário, tenho a certeza de que existem nas nossas escolas quem ainda faça destes primeiros passos de construção e edificação dos futuros homens e mulheres do nosso país, uma paixão dedicada ao prazer de ensinar. Estes vossos anõezinhos, permitem-me que os assim trate, podem-se assim sentir muito felizes. Um dia mais tarde quando tiverem a possibilidade de avaliar a solidez das bases preparatórias que lhes foram ministrados para a vida, ficarão com toda a certeza imensamente gratos a estas professoras e á sua fé de que só num ensino motivado e vivido em estratégias pedagógicas apropriadas é que se conseguem os resultados socialmente desejáveis!
Um bom fim de semana para todas vós