segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Apresentação da estagiária Ana Comparada



Olá a todos!

Eu sou a Ana Comparada, tenho 23 anos e sou natural de Santarém. Moro em Torres Novas e estudo na Escola Superior de Educação de Torres Novas. Como já devem saber, eu sou uma das estagiárias da sala "Branca de Neve". Este curso não foi a minha primeira opção, uma vez que já frequentei durante dois anos um outro curso. Com o decorrer do tempo decidi voltar para trás e tirar o curso de professora de 1º Ciclo.

Esta é uma profissão que nos dá bastantes alegrias e, no meu ponto de vista, é bastante gratificante. É com grande prazer e satisfação que estou a efectuar o meu estágio nesta turma repleta de caras meigas e de meninos extraordinários. Confesso que no primeiro dia que aqui cheguei fiquei bastante feliz com a turma, uma vez que me senti bem ao pé de todos estes meninos. Sem dúvida alguma, que é uma turma muito boa em todos os aspectos, o que a nós, professores estagiários, dá um grande ânimo. Ao vermos estas crianças tão pequeninas, que às vezes chegam à escola ainda um pouco com olhos de sono... mas no entanto têm sempre um sorriso para nos mostrar.
Embora esteja nesta sala há relativamente pouco tempo, já são notórias as evoluções que estas crianças têm feito, o que me deixa muito feliz e contente. Nós vemos uma evolução neles de dia para dia, é quase como se eles fossem "nossos filhos", em que nós vemos a primeira letra que eles aprenderam, o facto de eles começarem a ler, entre muitas outras coisas, e sem dúvida é um sentimento de alegria que me invade a alma.

"Ser professor é
professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno se sentir feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva
uma planta muito rara
que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos,mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..." ( Poema retirado de mensagens e poemas).

Sem dúvida alguma que ser professor é tudo isto, é toda a alegria que encontramos na sala de aula, as dúvidas que os alunos têm, entre tudo o resto. Por tudo isto, sigo um lema "Quem ama educa sempre".

Agora irei falar um pouco sobre a minha primeira aula.
Nesta aula comecei por dar Estudo do Meio, onde os alunos identificaram alguma parecenças que tinham com os seus pais. Para que eles percebessem o que lhes era pedido, comecei por lhes fazer algumas questões acerca disso, e desde logo apercebi-me que todos eles sabiam o que lhes estava a ser pedido. Posteriormente, trabalhei com eles a "direita e a esquerda", onde os alunos elaboraram um cartaz com as mãos. Para finalizar este meu primeiro dia de aulas, levei os alunos para o pavilhão onde eles aprenderam duas músicas (com os respectivos gestos), sendo uma delas "A Marcha do Escocês". Os alunos gostaram muito desta música, e depois da aula ainda a cantavam. E pronto, de um modo muito resumido foi assim a minha aula. Na minha perspectiva a aula decorreu de uma maneira positiva, tendo os alunos percebido todos os conceitos que eram pretendidos.

Bem, o meu discurso já vai um pouco longo.
No entanto não posso deixar de dar os meus parabéns aos pais pelos filhos excelentes que têm.
Desde já o meu muito obrigada também à professora Teresa Cruz, pelo apoio e pela disponibilidade que nos tem dispensado durante este tempo em que cá estamos.

2 comentários:

mãe da Bá disse...

Olá, Ana.
Como ainda ninguém lhe deixou um comentário escolhi-a para mensageira. Parabéns para si, para os seus colegas e para a Prof. Teresa pois a Bá vai sempre cheia de entusiasmo para a escola. Continuem assim.
Clara Sofia

Mãe da Bibocas disse...

Ana,
não posso deixar de lhe dizer que achei lindo o poema que escolheu para descrever o que é para si ser professor. Fossem todos os professores assim e poucas crianças não se apaixonariam pela escola, como acredito já ter acontecido com a minha filha e os seus amiguinhos.O brilhinho no seu olhar no caminho para a escola é revelador, a alegria de rever os amigos e as professoras e de entrar para aquele espaço, que eles se apropriaram e do qual se orgulham...vê-los entrar na sala de aula e cumprimentarem calorosamente as professoras é enternecedor . Que seja sempre recebida pelos seus alunos, como é por este grupo, será certamente uma PROFESSORA.
Bem haja, Ana.