quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Apresentação da professora estagiária Sónia Parreira e reflexão sobre a sua primeira intervenção....



Olá. Sou uma das professoras estagiárias: Sónia Parreira. Venho da ESE de Torres Novas e sou natural de Amiais de Baixo (localidade relativamente próxima de Alcanena) e tenho (quase) 29 anos de idade.

É com imenso prazer, ainda que aliado a alguma ansiedade, que escrevo algumas palavras no blogue da turma da sala "Branca de Neve", da professora Teresa Cruz; um "espaço" que considero muitíssimo importante, fazendo nós e, logo, os alunos de hoje, parte da chamada "sociedade da informação e da comunicação", claramente tecnológica. Analogamente, ressalvo o facto de o mesmo parecer poder vir a constituir uma mais valia, sobretudo em termos de interacção escola/família, com destaque para os pais e/ou educadores; estes últimos que, deste modo, poderão estar a par das actividades e projectos mais relevantes realizados pelos seus "meninos". Parabéns pela ideia, professora Teresa.

Cabe-me agora a tarefa de fazer uma breve reflexão acerca das minhas observações e, especificamente, da minha primeira intervenção, enquanto professora estagiária. Destaco um misto de emoções que me acompanharam: alegria, porque ia poder estar in loco com a nova turma e poderia perceber, de facto, o que é dar aulas aos pequenos novos alunos; algum receio e ansiedade (novamente), sobretudo porque algo poderia não correr bem, essencialmente pelo medo de não conseguir fazer-me entender para com os alunos, ou simplesmente pela possibilidade de não conseguir motivá-los, ainda mais dada a sua tenra idade. Todavia, rapidamente os meus receios foram superados, dando lugar a momentos de satisfação e entusiasmo, nos momentos em que percebi a existência de um feed-back entre mim e a turma. Apesar de alguma heterogeneidade de alunos e da existência de ritmos de aprendizagem distintos, senti claramente o entusiasmo e empenho dos alunos aquando a concretização de diversas tarefas, culminando as mesmas com o sucesso e com aprendizagens activas e significativas.

Aquando a minha aula penso ter conseguido fomentar a socialização, a par de destrezas e conhecimentos entre os pequenos alunos. Destaco como pontos fortes a concretização da actividade de Matemática, em interacção com a Expressão Plástica, na qual foi construído um gráfico, baseado nas preferências dos alunos no que concerne ao seu tipo de animal de estimação preferido. Em continuidade foi feita uma óptima exploração oral do mesmo, num clima de constante interacção entre todo o grupo turma. Paralelamente, percebi a pertinência das intervenções dos alunos e a validade das respostas (Aliás, as fotos posteriormente apresentadas provam o mencionado).

Bem, o meu (suposto) breve discurso já vai longo, pelo que (por hoje) vou ficar por aqui. No entanto, termino esta minha reflexão com algum orgulho e desejo...; orgulho por poder fazer parte de um grupo tão especial. Em continuidade, a vós, pais/educadores e professora Teresa: parabéns pelas crianças e alunos maravilhosos que têm! Desejo..., desejo poder desenvolver um trabalho coerente e responsável, a par de aprendizagens certamente enriquecedoras e capazes de melhorar, dia a dia, o meu desempenho.


Até breve, Sónia Parreira.

2 comentários:

Mãe da Bibocas disse...

Gostei do entusiasmo, do carinho pelos alunos e do facto de perseguir os seus sonhos...Espero que consiga transmitir isso aos meninos e meninas que se cruzarem consigo ao longo da sua vida...

Teresa Cruz disse...

Olá Aninha (Bibocas)..., pela menina querida e especial que és e pela tua mamã participativa,eu (a professora estagiária Sónia)não podia deixar passar este momento para te desejar rápidas melhoras... Já sinto a tua falta; alíás, todos nós, colegas e professores, sentimos. Um beijinho imenso de todos para ti... e Até amanhã.