segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mais uma reflexão....



Olá amiguinhos: alunos e também pais, professores ou, simplesmente, curiosos e visitantes. Mais uma vez, venho fazer uma breve reflexão sobre alguns momentos que considerei ricos, quer em interacções como em aprendizagens..., bem como apresentar-vos algumas fotos elucidativas desses mesmos momentos; todos esses do dia 9 do presente mês de Outubro.
Destaco a aula de Estudo do Meio, onde abordámos as diferentes partes constituintes do corpo humano, ou seja, a divisão do corpo humano em: cabeça, tronco e membros. Em continuidade, e ao invés de uma mera exploração oral dos conteúdos em causa e resolução dos exercicíos propostos no manual, procurei estimular a turma, para possibilitar uma motivação crescente por parte dos nossos "pequenitos". Desse modo e especificamente, iniciei a aula complementando o Estudo do Meio com a Expressão Plástica, onde os alunos tiveram a oportunidade de manipular plasticina com vista à construção da figura humana, a qual deveria evidenciar as principais partes do corpo. Nesses momentos iniciais pretendia ter a percepção dos conhecimentos e noções prévias dos nossos meninos relativamente ao seu próprio corpo. Bem.... mais uma vez, os resultados surpreenderam-me.....
Nos momentos seguintes, discutimos esses resultados, pois somente desse modo valeria a pena a actividade e a possibilidade de existirem futuras aprendizagens, acompanhadas pela motivação e entusiasmo dos alunos ao apresentarem os seus trabalhos. Foi muito interessante!!
Após a explanação e comunicação oral, seguiu-se uma nova actividade prática: a construção de um cartaz alusivo à temática em causa; o qual foi construído com a ajuda, participação, oral e manipulação, da generalidade da turma. Também e mais uma vez, os resultados estiveram à vista.
Em suma: de facto, existem momentos que valem a pena.....e ser professor pode ter muitas compensações...
Até breve.
A professora estagiária, Sónia Parreira.

3 comentários:

Mãe da Bibocas disse...

Olá a todos, olá professora Sónia,parabéns mais uma vez, pela forma dedicada como trabalha com os seus pequenos alunos.
A Bibocas está encantada com a ESCOLA, com a PROFESSORA e as "AUXILIARES" como carinhosamente apelida os estagiários que os acompanham. Todos os dias, no banho, ao deitar, durante o jantar... temos lições sobre o corpo humano, pois ela faz questão de nos ensinar ou perguntar algo acerca disso.
Não sei se trabalharam o aparelho digestivo mas calculo que sim, pois até no hospital, quando visitava o avô que fora operado ao esofago, fez questão de explicar a todos o que é o esofago e para que serve.

MGomes disse...

Correspondendo à saudação da professora estagiária Sónia Parreira, apresento-me como visitante deste maravilhoso espaço que em boa hora as professoras desta turma pensaram criar nesta Escola EB1 da Golegã. Não sou pai de nenhuma criança a frequentar este estabelecimento escolar, mas já o fui há uns anos não muito distantes noutras escolas deste nosso país. Sei portanto dos problemas, de alguns problemas, existentes no universo escolar em que alunos e professores têm vivido nos últimos tempos. Assisti por isso, como pai, aos ambientes escolares nos quais os meus filhos estiveram integrados. Deparei-me com realidades absurdamente intoleráveis, umas por inoperância de alguns professores (há que o reconhecer!!!), outras por falha administrativa e/ou políticas das entidades superiormente responsáveis pelo ensino em Porugal . Mas de uma coisa estou certo, pode haver a melhor e mais adequada legislação a favor dos alunos e das escolas, mas se não existirem PROFESSORES, não há definitivamente ensino habilitadamente qualificado na formação de jovens em todas as suas vertentes criadoras como homens mulheres do amanhã.
Imagino por isso, os pais dos alunos que frequentam esta turma, o quanto de orgulho devem sentir das professores dos seus filhos! Elas não se acomodaram à inexistência de orientações superiores, ousaram e avançaram na criação deste espaço na internet, onde todos podem acompanhar pormenorizadamente a vida escolar dos alunos de uma forma tão carinhosa , que ficamos na verdade rendidos a este belo e inovador trabalho desenvolvido por este grupo de professoras da Escola EB1 da Golegã.
Parabéns a vocês, professoras estagiárias, Sónia Parreira, Cátia Feijão, Ana Comparada, e particularmente à professora Teresa Cruz, por ter sido a grande impulsionadora deste projecto.

Teresa Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.